Desafio Figma - Iniciando com Design de Interfaces

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Desafio Figma - Iniciando com Design de Interfaces

Aprenda a criar protótipos de sites e aplicativos

Apresentação

A industria se utiliza do conceito de protótipos e provas de conceito (POC) a muitos anos. Isso acontece com carros, aviões, motores, aspiradores de pó, liquidificadores, materiais, estruturas, vestuário e tantas outras coisas.

A área de tecnologia, também emprega o conceito de protótipos. E o grande segredo é conseguir gerar protótipos rápidos e colocar nas mãos de usuários e clientes rapidamente.

O Figma é uma ferramenta muito versátil com muitas funcionalidades, entre elas permitindo que designers consigam colocar ideias e conceitos em algo visual e interativo.

Quando se compra um projeto de software, logo se começa a discutir as funcionalidades, requisitos e a montar os protótipos. Ou então se fecha uma venda apenas tendo uma prova de conceito (protótipo) que consiga demonstrar as capacidades do sistema / plataforma.

Como você pode ver, é essencial para as empresas, terem pessoas qualificadas para realizar o design de interfaces. Engenheiros e programadores não costumam ser muito bons com isso e desenvolvedores de front-end (interfaces/telas) esperam receber um arquivo criado por designers, contendo a ideia de base para começar a trabalhar.

Sobre a carreira

Um profissional iniciando a carreira em User Experience-UX e User Interface-UI, (nomes em inglês para designer de telas/interfaces e experiência do usuário) com pouca ou nenhuma experiência, mas com os conhecimentos necessário, costuma iniciar sua carreira com salários de 3.000 a 4.000 reais.



Fonte: Vagas.com e Glassdoor


Sobre o desafio

Estamos propondo que você inicie seus estudos, realizando os treinamentos e fazendo as leituras dos materiais apontados mais abaixo nesta página. Use também a comunidade para colocar suas perguntas e dúvidas.

O tema do projeto é sustentabilidade e engenharia reversa. Estes são nomes bonitos para problemas feios que temos no mundo atual. Sabe aquelas lampadas fluorescentes, baterias, equipamentos velhos, latas, óleo, restos de tinta e outras sucatas? Em poucas cidades existem programas de coleta seletiva, onde as pessoas separam em suas casas estes materiais e as prefeituras realizam a reciclagem semanalmente.

Na maioria esmagadora dos casos, criou-se uma cultura de pessoas que vivem da reciclagem destes materias, passando nas casas e fuçando o lixo pra achar algo que valha algum dinheiro. Outros materiais como o óleo de cozinha é disputado por algumas pessoas que pagam alguns centavos ou fazem trocas por materiais de limpeza, isso porque este material é 100% reaproveitado no biodiesel usado por motores a diesel e tem um valor razoável no mercado de reciclagem.

O que devo construir

Será seu desafio, dar asas para a imaginação e pensar em um aplicativo ou site, onde as pessoas possam indicar que possuem algum tipo de material reciclável em suas casas. Você tem a liberdade para pensar em como as coisas devem funcionar. Vamos colocar abaixo algumas idéias, mas você não precisa ficar amarrado(a) a elas.

1-Seu aplicativo pode ter o conceito do Uber, onde os coletores mais próximos são notificados sobre a disponibilidade do reciclável e o primeiro que aceitar, receberá o endereço para retirada e o tempo máximo para retirar.

2-Pode ser baseado em leilão reverso, neste caso os coletores fazem uma pequena oferta pelo material reciclável que você tem e a pessoa aceita a que mais lhe agradar.

3-Seu aplicativo pode ter o conceito de doação para uma instituição de caridade, onde o material coletado gera uma pequena renda para a instituição.

Depois de pensar em como o aplicativo ou site irá funcionar, você terá que desenhar as telas, desde o cadastro de um novo usuário, login, tela principal, instruções, notificações, registro de material disponível, aviso de coleta, aviso de retirada entre outros. Lembre-se, você tem liberdade para desenhar e imaginar, mas o fluxo das ideias precisa estar completo, ou seja. O material precisa sair de minha casa e ser destinado corretamente, e eu preciso de informações sobre quando isso ocorrerá, se preciso pagar algo ou se vou receber algo.

Nosso incentivo

Nós iremos ofertar para os melhores colocados vale compras no valor de R$250 reais. Alguns cursos e treinamentos e uma bolsa gratuita de nossos serviços de mentoria e construção de carreira. Mais detalhes podem ser vistos abaixo.

Regras de participação

1-Você deverá construir seu próprio protótipo e saber explicar cada uma das partes.

2-Não poderá ser uma cópia de outros materiais já feitos na internet. Sabemos que nem tudo se cria, mas você deverá entregar um material personalizado com suas idéias.

3-Você deverá ficar atento(a) ao problema que deve ser resolvido e focar na construção de algo que gere valor para os usuários.

4- Envie seu trabalho para nossa avaliação enviando um e-mail para desafios@polartis.odoo.com ou clicando aqui.Você deverá tornar o seu material público no figma e nos enviar o link para acesso. Depois de enviado, evite fazer alterações em seu projeto...

5-Os trabalhos serão avaliados pela comissão formada pelas seguintes pessoas:

"Jhean Andrade", "Renan Carmona", "Igor Brito", "Renan Almeida".

6-Será levado em conta a criatividade,sequência dos fluxos, usabilidade, facilidade e padronização das interfaces. Opte por fazer um layout executável, onde os usuários podem interagir com seu projeto, sem necessidade de muita explicação.

7-Use a comunidade para compartilhar dúvidas e ajudar outras pessoas. Embora os trabalhos sejam individuais, aprender a trabalhar em equipe e coletivamente é essencial para uma carreira sólida.

8- Será dado um prêmio para profissionais e outro para amadores, sendo premiado os melhores de cada categoria.


Sobre os resultados


Prazos

Data

Descrição

13/12/23
Fim do prazo de inscrição
27/12/23
Os trabalhos deverão ser submetidos até esta data
03/01/24
Publicaremos os trabalhos para avaliação pública
10/01/24
Anunciaremos os vencedores



Tempo restante



Materiais para estudo

https://www.cursae.com.br/cursos/figma-criando-interfaces-do-zero-ate-o-prototipo-final

https://cursos.timtec.com.br/course/ux-e-ui-design/intro

https://sheisacreative.com.br/curso/bootcampinho-ui-ux-design

https://edu.gcfglobal.org/pt/conceitos-basicos-de-design-grafico/o-que-e-tipografia-e-como-escolher-um-tipo-de-letra/1/

https://rockcontent.com/br/blog/user-experience/

https://www.alura.com.br/artigos/ux-e-ui-conheca-as-semelhancas-e-diferencas-entre-ambos


Comunidade

 https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/promocoes-e-desafios-21/desafio-figma-forum-oficial-de-duvidas-135


 

Ingressos

As inscrições estão encerradas
Data e hora
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
Início - 00:00 (America/Sao_Paulo)
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023
Fim - 23:59 (America/Sao_Paulo)

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Organizador

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+55 11 9557-10032
contato@moviplu.com
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